Hakama (袴) é uma peça de vestir tradicional japonesa. Cobre a metade inferior do corpo e se asemelha a uma larga saia plisada. Originalmente era uma vestimenta masculina, mas hoje Hakamas são vestidos tanto por homens quanto por mulheres. O Hakama é amarrado à cintura usando as faixas que ele possui, e cobre aproximadamente até o tornozelo.
Há dois tipos de Hakama, divididos e sem divisão. Os Hakama divididos, chamados umanori (馬乗り, Hakama de montaria) são divididos como calças, mas a divisão começa mais baixa que as calças ocidentais. O conceito é similar a aquilo que conhecemos como pantalona.
O Hakama é vestido sobre um Kimono ou Dogi. Ele possui 2 faixas, uma mais comprida fixa à parte frontal, e uma mais curta fixa à parte traseira.
Na parte lombar, o Hakama possui uma peça chamada Koshi-ita, que ajuda a manter a vestimenta na posição certa, melhorando também a postura de quem o veste.
O Hakama era originalmente usado pelos samurais, e tinha a mesma função que os protetores de couro que os Cowboys ocidentais usavam para proteger as calças do atrito na montaria.
O Hakama é plisado por sete dobras profundas, duas atrás e cinco na frente. Cada uma destas dobras representa as virtudes consideradas essenciais para um samurai.
* (Yuuki) valor
* (Jin) benevolência
* (Gi) justiça
* (Rei) cortesia
* (Makoto) sinceridade
* (Chuugi) fidelidade
* (Meiyo) dignidade
No hay comentarios:
Publicar un comentario